Missões Trasculturais

A palavra missão vem do latim "missione", que por sua vez, vem do verbo latino "mittere", que significa "enviar".

Jo 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós". O verbo "enviar" no original grego é "apostellô", de onde vem a palavra apóstolo. O verbo na versão latina desta palavra, como já vimos, é "mittere" (missione). Portanto, a palavra "missão", significa o ato de "enviar" alguém para uma determinada tarefa.

Missão é tudo aquilo que fazemos na qualidade de enviados por Jesus, e que reproduz exatamente aquilo que Ele fez, enquanto esteve entre nós. Queremos falar sobre "Missões Transculturais", que nada mais é do que fazermos missões para além das fronteiras de nossa nação.

Não podemos falar sobre missão transcultural sem pelo menos tentar entender o que é cultura. Muitas vezes dizemos que fulano tem muita cultura porque ele ouve música clássica, gosta de teatro ou sabe usar todos os garfos e colheres que estão na mesa durante um jantar sofisticado. E dizemos que uma pessoa não tem cultura quando não se comporta de modo "civilizado". Cultura, no entanto envolve toda a criação humana. Ela é constituída do estilo de vida de toda uma sociedade, ou de um grupo especifico dentro da mesma.


Portanto, quando falamos de missão transcultural, estamos falando do esforço da Igreja em cruzar qualquer fronteira que separe o missionário de seu público alvo. Para se engajar na missão transcultural, você não tem que, prioritariamente cruzar barreiras político-geográficas. Porém, em nosso caso teremos que necessariamente cruzar barreiras mais conhecidas como a da lingüística, dos costumes, das etnias, das religiões, além das sociais e morais.

O Deus da Bíblia é o Deus da História. Ele tem um propósito para ela. A Bíblia toda é clara quanto a isso e descreve este propósito do inicio ao fim. Se crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus devemos crer necessariamente que missões transculturais é o programa de Deus, visto que de Gênesis ao Apocalipse ela nos revela o amor de Deus pelas nações da terra. (Gn.12:3b; Is.49:6; Apoc.5:9)

0202.png